Glória a Deus!
A vida é feita de escolhas, e escolhas envolvem perdas...
Não é possível ganhar sempre. Mesmo que pautemos as nossas vidas na mentira, um dia a máscara cai e a mentira só trás o sofrimento.
Num primeiro momento pode até “aliviar” a dor encobertando fatos desagradáveis, que muitas vezes tem origem nas nossas fraquezas e defeitos. E assim, mentimos para “agradar” os outros, criando uma falsa imagem de “perfeição” de nós mesmos, que muito provavelmente virá abaixo tão cedo quanto não conseguirmos atender as expectativas exageradas que criamos de nós mesmos, nos outros...
Assim os estragos da mentira, depois que descoberta, fazem dela uma grande destruidora das relaçionamentos, em especial, destruindo a confiança.
Nenhum relacionamento tem futuro se alicerçado sobre a mentira.
E mentimos por causa do orgulho: de não reconhecermos as nossas fraquezas, os nossos erros, os nossos pecados. Se reconhecêssemos, seria muito mais fácil caminhar em direção ao que é correto, mas negando nossas próprias fraquezas, dificilmente conseguiremos vencê-las.
Ao invés de mentir, deveríamos, sim, fazer o possível para corrigir os erros e nos corrigir dos nossos defeitos e fraquezas, ou ao menos tentar amenizá-los.
Mas para isso é preciso ter humildade, para reconhecer que erramos. Mas preferimos pintar uma máscara de hipocrisia, que é um dos frutos da mentira e está espalhada por toda sociedade. Assim percebemos o resultado disto, na ruína em que se encontra o núcleo inicial de toda sociedade: a família.
Muitos jovens hoje não pensam em casar, em ter uma família, em ter filhos (ou adota-los)... E corre a “onda” do “eu não sou de ninguém, eu sou de todo mundo” e ai nascem crianças sem lar, sem família, de relações sem amor, muitas vezes sendo jogados nas mãos dos avós, ou sequer nascem, vítimas do aborto. E o que é o aborto se não uma mentira, uma negação a vida, depois de um ato inconseqüente.
Assim também vemos, famílias sendo destruídas, pela mentira, da traição, da pornografia, da falta de amor, do desinteresse. Casamentos de anos, muitas vezes de décadas, história uma vida toda juntos, sendo jogadas no lixo, como se nada valessem. Tudo por causa da mentira, da falta de reconhecer o erro e de pedir e dar o perdão.
Isso tudo porque um dos frutos da mentira é a desunião e o desamor. Ao contrário do que Jesus nos ensinou: a sermos “um” Nele e com Deus Pai e assim amar-mos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Pois quando mentimos, enganamos nosso próximo, e assim também somos enganados pelo Maligno que assim nos afasta do amor de Deus. Pois não há como mentir a Deus que fez o homem e sonda o seu coração. Deus é amor, detesta a mentira mas ama profundamente cada um de nós e não quer que nos afastemos dele pela mentira.
Por isso devemos abandonar a mentira urgentemente!
Se as coisas não vão bem na sua vida, experimente tirar a mentira da sua vida: por um dia, por uma semana, por um mês... Quanto tempo conseguir,e se puder... pra sempre! E verás que a sua vida se transformará!
A paz do Senhor!